Conteúdo é o coração e a alma da internet. Os usuários são capazes de prosperar ao consumir as informações que estimulam seu interesse de forma interativa. Nesse aspecto, desde o início da era digital, os vídeos têm se mostrado parte importante do conteúdo que os usuários visualizam regularmente. Na verdade, o YouTube é o segundo maior site do mundo, sendo a maior plataforma de compartilhamento de vídeo.
De acordo com a WordStream, os usuários retêm apenas 10% de uma mensagem quando a leem, número comparado a 95% quando assistem a um vídeo. Combine esses valores a uma conexão de internet rápida e confiável e você terá uma infinidade de conteúdo fluindo em sua direção! Isso traz aos criadores de conteúdo uma oportunidade de ouro para exibir seu conhecimento e criatividade aos espectadores de todos os lugares do mundo.
Sabemos que o YouTube tem de tudo no que diz respeito a informações e entretenimento. Mas ele não é a única plataforma de compartilhamento de vídeo que deve ser levada em conta. Os sites alternativos ao YouTube são tão bons quanto ele!
Por isso, vamos listar os 13 principais sites de compartilhamento de vídeo que oferecem funcionalidades impecáveis de transmissão e envio. Elas são vantajosas tanto para os espectadores quanto para os criadores. Em outras palavras, são excelentes sites para efetuar o envio de vídeos. Mas, antes de nos aprofundarmos nos detalhes, destacaremos alguns dos principais benefícios que uma plataforma de compartilhamento de vídeo oferece. Vamos lá.
Quais benefícios uma plataforma de compartilhamento de vídeo oferece?
O maior benefício dos sites de compartilhamento de vídeo para os espectadores é que eles têm acesso a uma ampla gama de categorias de vídeos em segundos. Já os criadores de conteúdo, por outro lado, podem liberar toda a sua criatividade em diversos sites de upload de vídeos.
O envio desse tipo de conteúdo a uma plataforma de vídeo possibilita que ele seja incorporado facilmente em um site. Os vídeos oferecem às empresas exposição adicional, aumentando assim as vendas, conversões e ROI. O conteúdo de vídeo é, de longe, a melhor forma de se engajar com seu público e transmitir uma mensagem.
Explore mais✅
Construa sua própria plataforma de vídeo com VdoCipher
A Vdocipher ajuda a Video Platform em mais de 40 países a hospedar seus vídeos com segurança, ajudando-os a aumentar suas receitas de vídeo.
Os 13 principais sites de compartilhamento de vídeo além do YouTube
1. Vimeo
Vimeo é uma das plataformas de compartilhamento de vídeo mais populares da rede, ficando somente atrás do YouTube. Ele também é a alternativa ao YouTube mais comum que existe. Muitos espectadores reclamam dos anúncios que aparecem em momentos aleatórios enquanto assistem a um vídeo no YouTube. Esse problema não ocorre no Vimeo. Isso permite que os espectadores se concentrem no conteúdo, pois não há distrações.
A plataforma de compartilhamento de vídeo oferece uma versão básica e gratuita, que permite 500 MB semanais como o limite máximo de upload de conteúdo. Os usuários premium podem fazer um upgrade com facilidade, elevando a limitação a 5 GB. Mesmo que a versão gratuita apresente uma restrição na quantidade de dados que os usuários podem enviar, ela não impõe um limite à duração do vídeo.
Ao contrário do YouTube, o Vimeo não oferece nenhum tipo de monetização direta aos criadores. No entanto, o botão de gorjeta mostra que os ganhos são baseados em um modelo de contribuição nos vídeos sob demanda. Os formatos de vídeo suportados nesta alternativa ao YouTube incluem MOV, WebM, MP4, AVI, MPEG4, WMV, FLV, MPEG PS e 3GPP. Tudo isso faz do Vimeo um dos melhores sites para upload de vídeos, não é mesmo? A melhor parte é que os usuários podem navegar pelo conteúdo de alta qualidade de vídeo de graça!
2. Utreon
Utreon atrai a uma ampla gama de usuários, graças ao seu conteúdo diversificado e navegação facilitada. Mesmo que esta plataforma de compartilhamento de vídeo não seja tão popular quanto o YouTube, com certeza apresenta menos distrações aos espectadores. Outro motivo para ser considerado uma alternativa eficaz ao YouTube é que o Utreon não limita ou promove a descoberta de canais, em virtude de seus algoritmos transparentes.
Atualmente, este é um dos sites de upload de vídeos que oferece um sistema de inscrição, por meio do qual os usuários podem apoiar seus criadores de conteúdo favoritos. Outros recursos inovadores incluem a capacidade de criar suas próprias séries e programas. Estão inclusas também funcionalidades para o desenvolvimento de índices, episódios de temporadas e arte de capa em cada vídeo.
3. Dailymotion
O motivo primário por trás da popularidade do Dailymotion como uma alternativa ao YouTube é a flexibilidade em diversos modelos de compartilhamento de receita. No entanto, a plataforma de compartilhamento de vídeo limita o tamanho do arquivo a 2 GB e a duração de cada vídeo a 60 minutos. Assim como no YouTube, este também é um dos melhores sites de upload de vídeos em que os criadores podem enviar seus próprios vídeos e navegar pelo conteúdo da plataforma.
Sua base de usuários gera aproximadamente 300 milhões de visitas por mês. Graças ao seu programa de monetização facilitado, os usuários podem ganhar uma receita decente, que é baseada nas visualizações de seus vídeos. Os criadores podem fazer o envio de até duas horas de vídeo por semana, restritas a 10 vídeos no total. Por outro lado, a plataforma não cobra nenhuma taxa dos criadores de conteúdo pelo upload de seus arquivos.
Se você for um usuário Pro, poderá enviar vídeos de alta qualidade com facilidade, tendo como limite a resolução em 1080p. Se estiver disposto a seguir essas diretrizes, não há nenhum motivo para você não adicionar o Dailymotion à sua lista de sites de upload de vídeo.
4. Metacafe
Se o conteúdo de formato curto atrai o seu interesse, esta plataforma de compartilhamento de vídeo é uma solução simples, que facilita tanto a navegação quanto o envio desse tipo de conteúdo. O registro no Metacafe é totalmente gratuito. Trata-se de uma alternativa ao YouTube de pequena escala, em que a duração dos vídeos é restrita entre 90 a 180 segundos. Com o limite de 100 MB de tamanho por arquivo, os usuários podem criar vídeos de curta duração, desde que sigam as diretrizes da plataforma.
O tipo de serviço oferecido pelo Metacafe pode ser considerado uma solução similar aos stories do Instagram e Snapchat. A única diferença é que a empresa é mais antiga e os vídeos não desaparecem após 24 horas. O público-alvo dessa plataforma de compartilhamento de vídeo é composto por pessoas que procuram tutorais rápidos, avaliações de produtos e vídeos engraçados.
Os criadores não conseguem adicionar vídeos automaticamente no Metacafe. Após fazer o envio de um vídeo, uma grande comunidade composta por cerca de 80 mil voluntários decide se ele deverá ser adicionado aos canais públicos.
5. TikTok
O TikTok tem se mostrado um centro para criadores de conteúdo de curta duração desde seu lançamento. Esta plataforma de compartilhamento de vídeo não só é popular entre as massas, como também entre as celebridades. A melhor parte é que você não precisa ser extraordinariamente talentoso para usar esta alternativa ao YouTube. Desde que consiga entreter, informar ou fazer sincronizações labiais, você está pronto fazer sucesso em sites de upload de vídeos desse tipo!
Diversos criadores usam o TikTok para exibir comédia, conteúdo esportivo, vídeos do tipo “faça você mesmo” (DIY), jogos eletrônicos e muito mais. Criadores de conteúdo populares costumam ganhar grandes quantias em dinheiro com patrocínios, divulgações de marcas e marketing de influência. Vários sons e músicas gratuitos estão à disposição dos usuários. Isso oferece a liberdade de criar clipes de acordo com suas preferências.
6. Facebook Watch
A fato de o Facebook ter cruzado a marca de um bilhão de usuários em sua base é a prova de sua popularidade em crescimento constante. Criadores, páginas de marcas e usuários podem adicionar seu conteúdo com facilidade a um catálogo de vídeos diversificado.
O recurso que faz do Facebook Watch uma ótima alternativa ao YouTube é a funcionalidade que permite assistir aos vídeos com amigos simultaneamente. O feed é altamente personalizável, o que possibilita aos usuários uma navegação facilitada por seus envios favoritos. Além do gerenciamento de inscrições, os criadores podem acessar o estúdio de criação do Facebook para publicar e moderar seu conteúdo de vídeo.
O recurso de conteúdo sob demanda também está ativo em alguns países. Os criadores podem não só inserir anúncios entre os vídeos, como também fazer intervalos com exibição de publicidade no meio de um vídeo ao vivo e aumentar suas receitas. Porém, para preencher aos critérios de monetização, é necessário ter um minuto de reprodução em cada umas das 30 mil visualizações totais e, no mínimo, 10 mil seguidores. O Facebook fica com 45% do valor e oferece aos criadores 55% da receita gerada.
7. Twitch
Twitch é a humilde morada dos fanáticos por jogos eletrônicos ao redor do mundo. Nela, vídeos de games são transmitidos e os jogadores têm acesso a bitrate de vídeo máximo de 3500. Se você é um gamer avançado que está procurando por uma oportunidade para ganhar dinheiro no modelo de compartilhamento de receita, esse é seu dia de sorte! Embora os pagamentos não sejam tão altos quanto no YouTube, você conseguirá ganhar um valor extra com seus vídeos previamente gravados.
Para se tornar um afiliado nessa plataforma de compartilhamento de vídeo, você precisa atingir o total de 500 minutos de transmissão ao vivo contabilizados nos últimos 30 dias. Outras condições incluem ter um mínimo de três espectadores e sete transmissões únicas, juntamente com 50 seguidores ou mais.
Por outro lado, não custa um único centavo se tornar um afiliado da Twitch. Essa alternativa ao YouTube tem mais de 11 mil criadores de conteúdo associados à rede. Os formatos de vídeo suportados incluem MP4, AVI, MOV, FLV, codec H.264 e áudio AAC.
8. TED
O único objetivo do TED é ajudar as pessoas a aprender algo novo. Trata-se de uma ótima alternativa ao YouTube para educar a audiência de qualquer nicho. Desde palestrantes e profissionais famosos até pessoas comuns, essa organização sem fins lucrativos atende a todos. As palestras costumam ter formato de podcast ou vídeo, estimulando o interesse do público quase instantaneamente!
9. IGTV do Instagram
Basta dar uma volta pelas ruas e você encontrará muitas pessoas navegando pelo feed do Instagram. Se recebêssemos um centavo a cada vez que alguém nos enviasse um vídeo interessante no IGTV, estaríamos ricos! Voltada especificamente aos usuários de smartphones, esta plataforma de compartilhamento de vídeo disponibiliza conteúdo divertido e informativo dentro do aplicativo do Instagram.
Além disso, em 2020, o Instagram lançou o primeiro estágio de monetização para o IGTV. Foi então que a plataforma se tornou uma ótima alternativa ao YouTube. Assim como o YouTube, os produtores de vídeo conseguem monitorar o desempenho de seu conteúdo com facilidade. E tem mais: compartilhar vídeos no IGTV é completamente grátis! Essa plataforma de compartilhamento de vídeo também pode ser vantajosa para as empresas que estão tentando chamar atenção para sua marca.
10. DTube
DTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeo que apresenta muitas semelhanças com Dailymotion e YouTube. Ele se baseia na tecnologia de blockchain para armazenar vídeos, ao contrário do YouTube, que usa um servidor centralizado. Isso faz com que seus dados fiquem protegidos contra hackers. Portanto, o DTube é uma ótima alternativa ao YouTube. Ao invés de exibir anúncios, o DTube é um dos sites de compartilhamento de vídeo que oferecem receita em forma de criptomoedas aos criadores de conteúdo.
11. PeerTube
Conforme seu nome sugere, o PeerTube está entre os sites de compartilhamento de vídeo que oferecem uma plataforma de compartilhamento de vídeo peer-to-peer. Isso significa que ele não usa um único servidor, como a maioria dos demais sites de compartilhamento de vídeo. Os usuários podem hospedar seus próprios servidores com facilidade, conhecidos como “instâncias”. Você não precisa se preocupar com censuras nessa plataforma, pois os criadores são livres para fazer o envio de todos os tipos de vídeo. Mas a biblioteca de vídeos dessa plataforma de compartilhamento de vídeo é um pouco escassa, devido ao fato de o PeerTube ser uma solução relativamente nova.
12. LiveLeak
Ao contrário dos sites de compartilhamento de vídeo, os noticiários convencionais não são capazes de cobrir todos os detalhes de um evento. É nesse aspecto que sites de upload de vídeos, como o LiveLeak, entram em cena. No passado, diversos criadores de vídeo publicaram conteúdo polêmico ou de caráter explícito nesta plataforma de compartilhamento de vídeo, oferecendo informações completas sobre grandes incidentes. As restrições em sites de compartilhamento de vídeo como o LiveLeak são mínimas.
13. 9GAG TV
Esta plataforma de compartilhamento de vídeo permite que os usuários façam o upload de fotos, GIFs e vídeos. A rede social sediada em Hong Kong também possibilita aos usuários enviar vídeos de outras plataformas de redes sociais. Lançado em 2008, o 9GAG TV percorreu um longo caminho até se tornar um dos principais sites de compartilhamento de vídeo do mundo. Ele oferece conteúdo atrativo, informacional e divertido sem limitações, o que faz dele uma excelente alternativa ao YouTube.
Demonstre sua criatividade nos sites de upload de vídeos
Webinars, tutoriais, avaliações de produtos, entrevistas, vlogs, filmes, séries, animações, vídeos explicativos e por aí vai! De acordo com a Marketing Charts, o usuário médio passa 100 minutos por dia assistindo a vídeos on-line. Isso não faz com que sites de compartilhamento de vídeo sejam plataformas perenes?
É compreensível que lançar conteúdo de vídeo novo e exclusivo pareça algo assustador. E esse é o motivo pelo qual muitos criadores continuam sem agir, mesmo que existam tantos sites de compartilhamento de vídeo. Porém, após você se familiarizar com o que seu público deseja, uma boa plataforma de compartilhamento de vídeo torna o processo muito mais simples.
No entanto, um grande problema para os criadores que compartilham vídeos é a pirataria. Mas não se preocupe. Tudo o que você precisa é de uma hospedagem de vídeo segura que impeça downloads e capturas de tela não solicitadas. Não importa qual software ou plugin a pessoa use. Então, o que você está esperando? Sacie a sede dos seus espectadores por informações e alcance seus objetivos relacionados a vídeos com os melhores sites de compartilhamento de vídeo.
Supercharge Your Business with Videos
At VdoCipher we maintain the strongest content protection for videos. We also deliver the best viewer experience with brand friendly customisations. We'd love to hear from you, and help boost your video streaming business.
Product Marketing Specialist, VdoCipher.